A reunião realizada nesta semana pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado analisou diversas matérias que se encontravam na pauta em caráter terminativo, além de requerimentos de audiências públicas. Entre os assuntos aprovados pelo senadores, esteve o requerimento do líder do PT, Humberto Costa (PT-PE), ex-ministro da Saúde, para a realização de uma audiência pública para debater a situação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias no Brasil.
Comissão decidiu que assunto terá audiência pública |
Recentemente o senador teve um encontro com os representantes dos Agentes e ouviu que em alguns estados do País, o piso salarial da categoria não tem sido cumprido. Além deste tema, o senador também pretende ouvir sugestões para que ocorra uma melhoria nas condições de trabalho dos funcionários. Em seu requerimento, o senador convida representantes do Ministério da Saúde, Planejamento, Orçamento e Gestão, Dieese, CNTSS, Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combates a Endemias.
Logo no começo da reunião, os senadores da CAS começaram a discutir a saúde no Brasil. O senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou que os planos de saúde não estão atendendo adequadamente aos usuários e propôs debate para discutir o assunto. O senador disse que o setor público é acusado constantemente de ser incompetente na gestão dos recursos do setor. No entanto, observou que o setor privado também tem atendido mal a seus usuários.
Fonte: por Rafael Noronha, da Liderança do PT no Senado, com informações da Agência Senado.