Com ação de Humberto, Senado cria comissão para acompanhar combate à Covid-19

Foto: Roberto Stuckert Filho

O Senado decidiu criar uma comissão para acompanhar as ações contra a Covid-19 ao longo deste ano. A iniciativa, aprovada na noite dessa terça-feira (23), nasceu de um requerimento do senador Humberto Costa (PT-PE), ex-ministro da Saúde, e tramitou conjuntamente com dois outros dos senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Rose de Freitas (MDB-ES).

O colegiado terá seis membros titulares e o mesmo número de suplentes, que ainda não foram definidos pela Casa, e contará com mandato de 120 dias. Ele vai substituir uma comissão mista, formada por senadores e deputados, que analisava medidas do governo federal contra a pandemia até 31 de dezembro passado.

Para Humberto, é absolutamente necessário ao Senado manter o acompanhamento das questões da saúde pública, especialmente num momento em que a média móvel de mortes chega aos patamares mais elevados de todos os tempos.

Estamos diante de um governo inerte frente a uma enorme calamidade. Temos a questão das vacinas, a questão do auxílio-emergencial, há uma série de temas, enfim, que precisamos acompanhar para evitar um colapso no país”.

Senador Humberto

A comissão também estará envolvida nas atividades de controle e fiscalização do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, com a perspectiva de assegurar uma distribuição universal e justa das vacinas em todas as regiões do Brasil.

A pedido de Humberto, o colegiado vai realizar, ainda, diligências e ações externas, como visitas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e encontros com empresas farmacêuticas.