Acostumada a ter compradores se espremendo entre os mais de 10 mil boxes e lojas, o Santa Cruz Moda Center, no Agreste do Estado, recebeu, nessa quinta-feira (26), um público diferente. Dezenas de empreendedores, jovens em sua maioria, foram ao evento “Impulsione seu negócio” promovido pelo Facebook para ajudar micro e pequenos empresários a fazerem crescer seus projetos. A ação em Santa Cruz do Capibaribe, realizada pela primeira vez na região Nordeste, contou com a presença do senador Humberto Costa, líder do PT, que abriu o evento.
“A gente sabe que o grande empreendedor tem muito mais ferramentas para poder apresentar, divulgar e vender o seu produto. Mas o pequeno muitas vezes não tem a mesma oportunidade. Por isso, esta ação do Facebook tem uma importância muito grande. Porque neste evento vocês podem adquirir instrumentos para conhecer novas ferramentas para mover suas micro e pequenas empresas, que são as maiores empregadoras do Brasil”, explicou Humberto. “Só aqui nesta região, são mais de 130 mil empregos e mais de 19 mil micro e pequenas empresas. Então, fortalecendo este segmento a gente vai ter mais trabalho, mais fonte de renda e mais emprego para essas pessoas”, disse o líder do PT.
O presidente do Santa Cruz Moda Center, Allan Carneiro, elogiou a iniciativa e falou do apoio do senador para garantir que o evento fosse realizado na região. “Foi muito importante o apoio que o senador Humberto deu para que este evento pudesse acontecer aqui, trazendo informações e impulsionando a prospecção de negócios”, afirmou.
Comerciante e vereador da cidade de Santa Cruz, Fernando Aragão (PTB) também parabenizou a ação. “O evento é muito importante para toda a região. Apesar de sermos um dos maiores polos de confecção do Brasil, o Santa Cruz Moda Center ainda precisa ampliar o seu comércio em outras regiões, principalmente no Sul e Sudeste, e aqui as pessoas puderam conhecer ferramentas para isso”, afirmou. O evento também contou com a presença de outras lideranças políticas, como o vereador Deomedes Brito (PT).
Os resultados da ação foram amplamente comemoradas os pelos empreendedores. O comerciante Genildo Ferreira acompanhou o evento e saiu de lá determinado a ampliar o seu negócio. “Com esse evento, eu espero conseguir vender mais e divulgar melhor meus produtos. Também acredito que vou atrair mais clientes. Até agora, eu só tinha o perfil pessoal. Agora, eu vou criar uma página pra vender minha mercadoria com as dicas do Facebook”, comemorou.
A última pesquisa PNAD, realizada pelo IBGE, demonstrou que, no Brasil, mais da metade da população residente com idade superior a 10 anos já acessa a internet por meio de microcomputador. A posse de telefone celular, pelos quais é possível se conectar às redes sociais, alcançou 136,6 milhões de pessoas.
Em São Paulo, uma parceria firmada entre o Facebook e a Associação de Moradores de Heliópolis, comunidade pobre da zona sul da capital paulista, levou à instalação de um laboratório com computadores, com acesso à internet, para oferecer cursos permanentes a empreendedores e usuários da rede social.
“A intenção era trazer ao Nordeste pela primeira vez algo que já aconteceu em outros lugares do Brasil. A gente vai ajudar no emponderamento dos comerciantes de Santa Cruz do Capibaribe”, afirmou Camila Fusco, gerente diretora de empreendedorismo do Facebook para a América Latina.