Comissão de Financiamento da Saúde debate plano de trabalho


O senador Humberto Costa (PT/PE) apresenta nesta quinta-feira (4/3), às 9h, o plano de trabalho da comissão temporária criada para debater e propor soluções para o financiamento da saúde no Brasil. O senador é relator da comissão e autor do requerimento para a sua criação. Entre as propostas que deverão compor o plano de trabalho está a realização de audiências públicas com a sociedade e com o governo, que deverão trazer diagnósticos e propor soluções para o problema do financiamento da saúde pública e privada no país.
“Podemos observar que, para um sistema de saúde que se propõe universal, precisamos de mais recursos financeiros, comparadamente com os demais sistemas existentes no mundo”, ressaltou Humberto Costa, no requerimento que apresentou solicitando a criação da Comissão. O plano de trabalho também deverá sugerir um levantamento dos projetos de lei que já tramitam no Senado Federal e que se referem ao financiamento da saúde pública.
Outra proposta que será apresentada pelo relator é a de ampliar a discussão sobre as interfaces que existem entre o setor de saúde suplementar (planos de saúde) e o setor público. Hoje, o setor privado termina sendo subsidiado não somente com as renúncias fiscais como também por encaminhar seus associados ao Sistema Único de Saúde (SUS), onerando o sistema público.
Além de apresentar e debater o plano de trabalho, o relator vai colher sugestões dos demais senadores presentes. A Comissão é presidida pelo Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e tem como membros os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Wellington Dias (PT-PI), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Paulo Davim (PV-RN), Luiz Henrique (PMDB-SC), Ciro Nogueira (PP-PI), Jayme Campos (DEM-MT) e Lúcia Vânia (PSDB-GO).
Reunião da Comissão de Financiamento da Saúde
Data: quinta-feira, 04 de abril
Hora: 9h00
Local: sala 09 da ala Alexandre Costa do Senado Federal

Fonte: gabinete do senador Humberto Costa.
Foto: André Corrêa / Liderança do PT no Senado.