Depois de despontar em Pernambuco, Academia das Cidades ganha versão nacional



>> Nova Academia das Cidades, a Academia da Saúde, terá 4 mil unidades em todo País
>> Clique aqui para conhecer melhor o projeto Academia das Cidades
>> Visite o site da Academia das Cidades em Pernambuco

O sucesso da Academia das Cidades inspirou o Governo Federal a criar o programa Academia da Saúde, que permite a construção, nas cidades brasileiras, de instalações públicas destinadas ao desenvolvimento de atividades físicas e de lazer. O programa nacional – anunciado no mês de maio – começou a ser implantado esta semana com a publicação de duas portarias que permitem a adesão e destino de recursos aos municípios interessados na Academia da Saúde.
Ao todo, serão criados quatro mil polos do Programa até 2014. Assim como com a Academia das Cidades, a Academia da Saúde prevê uma série de medidas voltadas à promoção da saúde dos brasileiros no Sistema Único de Saúde, com a criação de espaços específicos para o desenvolvimento de práticas corporais, atividades físicas, lazer e de modos de vida saudáveis.

Ouça discurso do senador sobre o tema:
 
[audio:http://www.senadorhumberto.com.br-content/uploads/2011/06/AUDIO11.mp3|titles=Humberto Costa elogia programa Academia de Saúde, anunciado pelo Ministério da Saúde]

Autor do projeto modelo, o senador e líder do PT, Humberto Costa, subiu na Tribuna do Senado nesta quarta-feira (29/6) para tratar do tema. Segundo o petista, a realização de atividades físicas ajuda na construção de uma cidade mais saudável. “O objetivo das academias é combater o sedentarismo e reduzir o número de brasileiros com sobrepeso ou com problemas cardiovasculares. O que é fundamental para prevenir e tratar doenças como diabetes e hipertensão”, explicou Humberto, completando: “Como gestor público, conheço de perto os benefícios que esses espaços públicos podem trazer à população. Em 2002, quando era Secretário da Saúde do Recife, desenvolvi na capital pernambucana programa que inspirou a academia da saúde”.
Segundo Humberto, a Academia das Cidades foi criada com o objetivo de oferecer espaços públicos seguros e equipados para a prática desportiva e atividades de recreação à população.
Em 2007, como secretário das Cidades de Pernambuco, Humberto expandiu o programa para o Estado, com o apoio do governador Eduardo Campos (PSB). Hoje, existem 21 academias no Recife e outras 22 estão previstas em parceria com o governo federal. Em Pernambuco, há atualmente 86 academias em funcionamento, 75 em construção e 30 em início de obras.
No discurso, o senador lembrou ainda que a Academia das Cidades ganhou notoriedade internacional com a divulgação de pesquisa sobre a eficiência do projeto, de autoria do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, com sede em Atlanta, nos Estados Unidos. “O estudo constatou que 80% dos recifenses aprovavam as academias, e que os usuários do programa realmente haviam aumentado a prática de atividade física”, ressaltou Humberto. Ao mesmo tempo, o Jornal Americano de Saúde Pública, mais importante publicação sobre o tema nos Estados Unidos, apontou a Academia das Cidades como o melhor programa de prevenção de doenças da América Latina.
Ainda durante a campanha de 2010, o senador apresentou o programa à presidenta Dilma Rousseff. Na ocasião, a presidenta gostou do modelo desenvolvido em Recife e Pernambuco e incluiu o programa como uma de suas ações na área da Saúde.
Foto: Lia de Paula / Agência Senado.