Diap: Humberto é um dos parlamentares mais influentes do Brasil e recordista em Pernambuco

Foto: Roberto Stuckert Filho

Recordista em Pernambuco, o senador Humberto Costa (PT) foi apontado, pela 12ª vez, como um dos parlamentares mais influentes do Brasil. Desde o primeiro ano do seu primeiro mandato como senador, em 2011, o parlamentar figura na lista dos “Cabeças do Congresso”, que é feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). O levantamento identifica anualmente os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional. Destes, 70 são deputados e 30 são senadores.

O senador também é o parlamentar pernambucano que mais vezes figura na lista. Além de Humberto, o estado tem outros 11 nomes na lista deste ano.

Segundo o levantamento, Humberto merece destaque pelo seu perfil debatedor e por ser referência no parlamento nas áreas de Previdência, Assistência Social e Saúde.

Este é o reconhecimento do nosso trabalho. Temos seguido firmes na luta em defesa da democracia e dos interesses do povo brasileiro, combatendo incansavelmente toda a agenda de retrocessos do governo Jair Bolsonaro”.

Senador Humberto

A lista dos “Cabeças do Congresso” está em sua 27ª edição. Após quatro anos de mandato na Câmara Federal (1995-1999) e no seu décimo ano no Senado (2011-2020), Humberto Costa já apareceu 12 vezes na lista, dez das quais consecutivas como senador. 

Segundo o Diap, o levantamento leva em consideração de que forma a atuação dos parlamentares contribui para o processo decisório do Congresso Nacional. Os congressistas são classificados por sua influencia e definidos de acordo com categorias: debatedores, articuladores/organizadores, formuladores, negociadores e formadores de opinião.