A Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde promove nesta quinta-feira (14/7) audiência pública para discutir as deficiências do Sistema Único de Saúde (SUS). Vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a subcomissão foi criada com objetivo de apontar soluções estruturais para a melhoria de todas as etapas do atendimento médico da rede pública.
Para debater o assunto foram convidados o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha; o diretor-executivo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Nelson Rodrigues dos Santos; o editor-chefe da revista Saúde em Debate, publicada pelo Cebes, Paulo Duarte de Carvalho Amarante; o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Marco Aurélio Antas Torronteguy, e os consultores legislativos do Senado, Luiz Carlos Pelizari Romero e Geraldo Lucchese.
Além da deficiência no SUS, a Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde também deve discutir em audiências públicas temas como o mercado de planos de saúde, os serviços móveis de emergência e as condições de atendimento aos pacientes com câncer.
De iniciativa do presidente da subcomissão, senador Humberto Costa (PT-PE), e do vice-presidente, senador Eduardo Amorim (PSC-SE), a audiência pública desta quinta-feira está marcada para às 9h30, na sala 9 da Ala Alexandre Costa do Senado.
Fonte: por Paola Lima, da Agência Senado.