Humberto Costa destaca ações de saúde do programa Brasil Carinhoso

O programa Brasil Carinhoso, lançado no início da semana pela presidente Dilma Rousseff, foi lembrado no Plenário do Senado nesta semana pelo senador Humberto Costa (PT-PE). O petista explicou que o intuito do programa é tirar da miséria absoluta famílias com crianças entre zero e seis anos de idade.
Executado em parceria pelos governos federal, estaduais e municipais, o programa tem três eixos principais: pagamento de R$ 70 a cada membro das famílias com crianças nessa faixa etária, a ampliação do acesso dessas crianças a creches e a atendimento de saúde específico para a primeira infância.
“Como ex-ministro da Saúde e médico, gostaria de chamar a atenção para o eixo da saúde. Uma área tão sensível e fundamental para todos os cidadãos e especialmente para as crianças, que dependem de uma vida saudável para brincarem sem restrições, estudarem, desenvolverem-se de forma plena e se tornarem adultos fortes, autossuficientes e competitivos”, afirmou.
Um dos objetivos do Brasil Carinhoso, ressaltou Humberto Costa, é combater a anemia nutricional infantil e evitar as crises de asma. Para isso, entre as ações previstas no programa, está a distribuição de suplementos nutricionais. Crianças de seis meses a cinco anos receberão doses de vitamina A durante campanhas de vacinação em 2.755 municípios. A meta até 2014 é estender essa distribuição a todas as cidades brasileiras. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país ofertarão sulfato ferroso às crianças de 6 a 18 meses de idade.
Dados, divulgados pelo senador, da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), realizada em 2006, apontam que 20,9% das crianças brasileiras de 0 a 5 anos de idade têm deficiência de ferro e 17,4% têm carência de vitamina A. O baixo nível de ferro causa anemia e pode prejudicar de forma irreversível o desenvolvimento cognitivo. Por sua vez, a falta de vitamina A pode levar à cegueira e reduzir a imunidade da criança.
Humberto Costa destacou que a expectativa do governo é de que as medidas previstas no programa reduzam em 10% ao ano os casos de anemia na primeira infância e em 5% ao ano a deficiência de vitamina A. Com isso, reduz-se também a mortalidade infantil.
Outra medida prevista no Brasil Carinhoso e elogiada pelo senador é a expansão do Programa Saúde na Escola (PSE) para as creches e pré-escolas. Antes, o programa atendia aos alunos de 5 a 19 anos; agora, será possível incluir desde bebês até jovens com 19 anos de idade.
O PSE, explicou o senador, permite o acompanhamento das crianças e jovens, que passam por avaliações clínicas, como as antropométricas, oftalmológicas, auditivas, nutricional, de saúde bucal, além de terem o calendário de vacinação atualizado. Também há exames para detecção precoce de hipertensão e de doenças prevalentes em algumas regiões, como a malária e a tuberculose.
O Brasil Carinhoso dará atenção especial ao Nordeste e ao Norte do país, pois nessas regiões está concentrada a maior parte das crianças carentes. Segundo o senador, 78% das crianças brasileiras em situação de pobreza absoluta vivem nessas duas regiões, sendo 60% delas no Nordeste.
Abreu e Lima – Humberto Costa registrou nesta quinta-feira (17/5) os 30 anos de emancipação do município pernambucano de Abreu e Lima, localizado na Região Metropolitana de Recife. O nome da cidade presta uma homenagem ao político, escritor, jornalista e general pernambucano, Abreu e Lima, que lutou durante 14 anos ao lado de Simon Bolívar, um dos heróis da independência da Venezuela. O município hoje abriga um polo farmacoquímico.
Fonte: Agência Senado.