Humberto Costa e Antonio Carlos Valadares serão titulares na comissão temporária do financiamento da saúde


A comissão temporária criada no Senado Federal a fim de debater e propor soluções para o financiamento do sistema de saúde do Brasil ganhou, como integrantes titulares, os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). A indicação de ambos, e também de Wellington Dias (PT-PI) e de Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) como suplentes, consta em documento assinado nesta terça-feira (16/04) pelo líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado, Walter Pinheiro.
A próxima etapa será a instalação da comissão, com cinco membros no total, em data a ser definida, possivelmente ainda neste mês. Nessa ocasião, o senador de mais idade presidirá a primeira sessão para orientar a escolha do presidente que, durante 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, estará à frente dos trabalhos. Humberto Costa é o responsável pela proposta de criação dessa comissão temporária, apresentada em 12 de março e aprovada no plenário do Senado no último dia 28.
“Podemos observar que, para um sistema de saúde que se propõem universal, precisamos de mais recursos financeiros, comparadamente com os demais sistemas existentes no mundo”, manifestou Costa no requerimento de criação da comissão, quando classificou a situação atual de carente de uma solução urgente. “Esse é o entendimento de boa parte da nossa sociedade e, na condição de ex-ministro da Saúde, sinto mais premente ainda essa necessidade.”
Fonte: por Luís Cláudio Cicci, do Blog de Humberto.
Foto: Lia de Paula / Agência Senado.