Senador pode criar comissão para acelerar projetos que fortaleçam a economia brasileira

O líder do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), sugeriu nesta terça-feira (9/8) que seja criada uma comissão temporária para acompanhamento da crise financeira mundial, decorrente do rebaixamento do rating dos Estados Unidos pela agência de classificação de risco Standard & Poors e pela extensão da crise da dívida que atinge os países da Europa. “A presidente Dilma vem atuando firmemente no combate à inflação, promovendo o ajuste fiscal para manter a dívida pública sob controle. O Congresso Nacional também tem papel importante nesse controle. Não podemos deixar que disputas mesquinhas nos furtem aos grandes debates das questões nacionais, que mantenham o Brasil no rumo do desenvolvimento”, defendeu ele, elogiando as medidas fiscais do governo Dilma Rousseff.
O senador insistiu que o Congresso Nacional deve contribuir para as medidas de controle da economia que auxiliem no combate à crise mundial. “Não podemos nos descuidar nesse momento. Em 2009, sob o comando de Sarney, esta Casa criou uma comissão temporária para o acompanhamento da crise mundial. Sugiro que se faça o mesmo neste momento, fazendo amplo levantamento das matérias que tramitam nesta Casa com impacto nas bases de sustentação da economia brasileira, debatendo e aprovando essas matérias para proteger o Brasil dos efeitos da crise mundial”, pediu.

Ouça discurso de Humberto sobre a crise econômica:
 
[audio:http://www.senadorhumberto.com.br-content/uploads/2011/08/AUDIO-2.mp3|titles=Líder do PT comenta rebaixamento da nota de crédito dos EUA]

Humberto Costa criticou fortemente a oposição americana por, no seu entendimento, tentar desestabilizar o presidente Barack Obama para inviabilizar sua recondução ao cargo nas eleições de 2012. “Não é a primeira vez que a ação ou omissão de políticos cria ou agrava uma situação de crise. Em 2008, tivemos o problema das hipotecas nos Estados Unidos porque os congressistas de lá compraram a ideia de que ‘o mercado resolve tudo’. Da omissão legislativa nasceu a maior crise deste século, que ainda não acabou”.
O líder do PT disse também que um dos problemas da crise mundial é a hesitação dos líderes europeus em socorrer rapidamente os países em dificuldades como a Itália e a Espanha para evitar problemas maiores. Ele criticou a “fraqueza dos líderes” por não terem tomado decisão na Zona do Euro no momento adequado e disse que essa nova hesitação só faz prolongar a agonia desses países. “E onde estão os líderes nesse momento? O que se sabe é que estão de férias”, condenou.
Clique aqui para ler o discurso completo do senador Humberto Costa sobre a crise econômica mundial.
Fonte: Agência Senado.
Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment