No Recife, Lula participa do aniversário da Orquestra Criança Cidadã


Nesta quinta-feira (21/7), a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque completa cinco anos e o sopro coletivo das velinhas, a cargo dos 75 músicos, vai ganhar o reforço de um convidado ilustre: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A festa está marcada para às 19h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, no Recife. O concerto comemorativo, restrito a convidados, está recebendo os últimos retoques com ensaios rigorosos na sede provisória da Orquestra, localizada no quartel do Cabanga. Um ajuste geral será realizado horas antes do evento, no próprio Parque.
Conduzida pelo maestro Lanfranco Marcelletti, a apresentação trará composições como o “Concertino de Guerra Peixe”, peça feita especialmente para o falecido e idealizador do projeto, maestro Cussy de Almeida, com solo do violinista Felipe Johnson, ex-professor. Outras músicas de destaque são: “Concerto Para Dois Violinos”, de Bach, “Caipira”, de Villa Lobos, e “Prelúdio da Suíte Carmen”, de George Bizet.
O quinto aniversário do grupo também surge como um marco histórico para os Meninos do Coque. Será constituída, durante a solenidade, a Orquestra Jovem Criança Cidadã, que continuará a receber a tutoria da equipe da Orquestra. De acordo com a coordenadora pedagógica, Aline Lima, os músicos mais experientes passarão a integrar a nova sinfônica.
Outra expectativa da professora são com os ensaios para a próxima apresentação, ainda parte das comemorações de aniversário. “O próximo grande concerto acontecerá no dia 1º de setembro, no teatro da UFPE e desta vez, será aberto ao público”, comenta Aline. Para dar suporte financeiro aos jovens instrumentistas, será assinado, durante a programação, um convênio com a CNI, que passa a apoiar a Orquestra Jovem com uma bolsa-auxílio mensal para cada membro.
O ex-presidente Lula vai ser homenageado durante a solenidade por conta de uma parceria criada em 2008, quando a orquestra realizou uma apresentação para o então presidente. O sucesso foi tamanho que vários convites surgiram em Brasília e no Recife, todos articulados por Lula.
O maestro Lanfranco Marcelletii está otimista com a apresentação e se mostra satisfeito com o resultado de cinco anos de trabalho dedicados aos 130 alunos, todos oriundos da comunidade do Coque. “Estamos realizando mais um ensaio em clima de alegria e de ansiedade para a festa de quinta-feira”, desabafa Marcelletti.
Fonte: por Christiane Huggins, do Diario de Pernambuco Online.
Foto: reprodução da internet/Globo.com